Elétrico, BMW i3 chega em 2014 com praticidades de smartphones

Novo Carro
A grade frontal dividida em duas partes, típica dos modelos BMW, tem apenas função estética. Não há entradas de ar por trás dela, nem motor a combustão. Sob o capô, vai uma espécie de caixa plástica para guardar os cabos de abastecimento. Assim é o i3, primeiro automóvel elétrico da fabricante alemã, que chega ao Brasil no próximo ano.

De acordo com executivos da marca, o modelo estreará no segundo semestre de 2014. O preço ficará entre R$ 120 mil e R$ 150 mil, mas o valor final só será definido às vésperas do lançamento. A fabricante espera que, até lá, regras de incentivo fiscal aos carros "verdes" tenham sido aprovadas.

Porém, a empresa garante: o i3 virá com ou sem benefícios tributários. Isso justifica o empenho da marca em incluir brasileiros no programa de apresentação desse hatch compacto.

RUAS ESTREITAS

O modelo foi testado em Amsterdã, com direito a avaliação pelas ruas estreitas da capital holandesa. O passeio começou na garagem do aeroporto, onde o técnico da BMW deu as primeiras instruções sobre o carro e configurou o trajeto no GPS, que é item de série.

Além da rota, o equipamento exibe os pontos de recarga mais próximos de onde o carro está. Por meio do aplicativo para smartphones desenvolvido para o i3, é possível saber se há tomadas livres antes de chegar ao local.

A alavanca de marchas do câmbio automático foi reduzida a uma haste giratória instalada do lado direito do volante, que incorpora também o botão de partida. Um breve toque aciona o motor elétrico. Não há ruídos; o motorista sabe que o carro está ligado pelas luzes do painel.

O i3 desceu as rampas da garagem e chegou à rua. Os limites de velocidade não passam de 60 km/h na maior parte do caminho, repleto de rotatórias. As vias apertadas são margeadas por ciclovias. As bicicletas têm preferência, e o convívio com os carros é harmonioso.

O cuidado excessivo com o pedal do acelerador fazia o i3 andar sempre 10 km/h abaixo do limite permitido. Quando uma senhora de cabelos brancos colou seu pequeno Opel Agila na traseira do BMW, a reportagem percebeu que era hora de andar um pouco mais rápido.

Ao entrar em um trecho de estrada, o compacto mostrou que elétricos também podem oferecer bom desempenho.

Enquanto os veículos com motores a gasolina precisam atingir uma determinada rotação para entregarem sua força, os movidos a eletricidade tem torque imediato.



Nova regra : Nova lei para a venda de carros e motos começou a valer na segunda-feira dia 25
Novidade : Brabus "independente" chega com apenas três modelos e uma loja
Avaliação de usados : Carro -Antes de comprar confira
Novidade : Além de carros, Chery fará motores 1.0 turbo no interior de SP
Novo Carro : Elétrico, BMW i3 chega em 2014 com praticidades de smartphones

Procurar por:

 

Publicidade