Entrada líquida de estrangeiros em 2014 na Bovespa é a maior desde 2009

(Reuters)

A Bovespa fechou 2014 com a maior entrada líquida de capital externo em cinco anos, de acordo com dados divulgados pela BM&FBovespa nesta segunda-feira, mas as perspectivas para os próximos 12 meses não são as mais animadoras.

O saldo líquido positivo no ano passado somou 20,3 bilhões de reais, ante 11,7 bilhões de reais em 2013. Em 2009, ano em que houve a maior entrada de capital externo na bolsa brasileira, o ingresso totalizou 20,6 bilhões de reais.

O ano de 2014 foi marcado por forte volatilidade no mercado acionário local, em particular perto do período eleitoral em outubro. O Ibovespa , índice que reúne as ações com maior liquidez, fechou o ano com uma perda de 3 por cento.

Em relação ao fluxo de estrangeiros, apenas três meses registraram saldo negativo no ano passado: janeiro, outubro e dezembro.

A manutenção dos juros baixos principalmente nos Estados Unidos, a crise na Rússia --que levou muitos fundos focados em mercados emergentes a realocarem seus recursos-- e a depreciação cambial foram alguns fatores citados por profissionais no mercado para explicar o resultado positivo do fluxo para ações brasileiras, apesar da fraca atividade e incertezas econômicas no país.

Mas 2015 começa com expectativa de elevação das taxas de juros nos EUA, o que tende a reduzir a ampla liquidez global e esfriar parte das operações de arbitragem com os juros baixos e índices de ações no Brasil.

O quadro desfavorável para commodities como o minério de ferro e petróleo também reforça dependência nos próximos passos da nova gestão da presidente Dilma Rousseff, a fim de colocar a economia nos trilhos, com atenção especial de investidores para um aguardado ajuste fiscal.

Anuncio patrocinado

::. Novidade : Boletos passam a ser compensados no mesmo dia a partir de 15 de março
::. Regularização : Saiba como regularizar o seu CPF
::. POlicia : Brasileiro condenado por estupro de criança é preso nos EUA, diz governo americano
::. Economia : Projeção do Boletim Focus de alta do PIB de 2023 salta de 2,31% para 2,56%
::. Mundo : "Mordi". Criança de seis anos escapa a tentativa de rapto em Miami
::. Cripto : Bitcoin e criptomoedas: Tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro com essa nova moeda
::. Salario : Governo prevê salário mínimo de R$ 1.389 em 2024, sem ganho real
::. Policia : Aluno de 13 anos esfaqueia três professoras e um menino em escola de SP
::. Parceria : Deputada federal Simone Marquetto firma parceria com a Delegada da Mulher para fortalecer rede de enfrentamento contra violência
::. Instagram jefersonbrunoficial : Prefeito Jeferson Brun informa sobre desativação da Casa Rais

© Copyright 2019 Folha de Itapetininga - Todos os direitos reservados - Criado DM