Após ataques, Kiev traça plano de retirada militar da Crimeia

CRISE NA UCRÂNIA

O governo da Ucrânia divulgou nesta quarta-feira (19) que está fazendo planos para retirar suas tropas da Crimeia, onde a Rússia já está tomando o controle formal de bases militares na península.

O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa, Andriy Parubiy, disse que o país vai buscar ajuda da ONU (Organização das Nações Unidas) para transformar a Crimeia em uma zona desmilitarizada, com o intuito de deslocar suas forças para o continente.

"Estamos elaborando um plano que nos permita tirar os soldados e suas famílias da Crimeia, para que sejam levados rápida e eficientemente para a Ucrânia continental", declarou o secretário em uma entrevista coletiva transmitida pela TV.

Hoje, mais cedo, homens mascarados, falando russo, tomaram o comando do QG naval da Ucrânia em Sebastopol. Segundo a agência de notícias AP, o portão da base foi derrubado e uma bandeira russa foi hasteada. Os milicianos, desarmados, aguardaram por uma hora até a chegada do comandante da frota russa do Mar Negro e aí então tomaram o prédio. Soldados ucranianos tiveram que deixar o local levando seus pertences.

Autoridades pró-Russia na Crimeia detiveram o comandante da Marinha e bloquearam a entrada na península de autoridades do governo, como o ministro da Defesa.

De acordo com o jornal "The Boston Globe", os milicianos que tomaram a base naval não encontraram resistência.

O ministro da Defesa e o vice-premiê da Ucrânia tinham planejado viajar à Crimeia nesta quarta como uma tentativa de diminuir tensões, mas foram alertados pelo primeiro-ministro da Crimeia de que eles não poderiam entrar.

"Eles não são bem-vindos na Crimeia", disse o premiê Sergei Aksyonov. "Eles não serão autorizados a entrar na Crimeia, serão enviados de volta", segundo informações da agência Interfax.

Ontem, um confronto na Crimeia entre soldados ucranianos e pró-Rússia resultou na morte de duas pessoas. (Com "Boston Globe" e AP)

Anuncio patrocinado

::. Novidade : Boletos passam a ser compensados no mesmo dia a partir de 15 de março
::. Regularização : Saiba como regularizar o seu CPF
::. POlicia : Brasileiro condenado por estupro de criança é preso nos EUA, diz governo americano
::. Economia : Projeção do Boletim Focus de alta do PIB de 2023 salta de 2,31% para 2,56%
::. Mundo : "Mordi". Criança de seis anos escapa a tentativa de rapto em Miami
::. Cripto : Bitcoin e criptomoedas: Tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro com essa nova moeda
::. Salario : Governo prevê salário mínimo de R$ 1.389 em 2024, sem ganho real
::. Policia : Aluno de 13 anos esfaqueia três professoras e um menino em escola de SP
::. Parceria : Deputada federal Simone Marquetto firma parceria com a Delegada da Mulher para fortalecer rede de enfrentamento contra violência
::. Instagram jefersonbrunoficial : Prefeito Jeferson Brun informa sobre desativação da Casa Rais

© Copyright 2019 Folha de Itapetininga - Todos os direitos reservados - Criado DM